A região
A região da Bairrada situa-se próximo do litoral, entre o Vouga e o Mondego, a oeste do Buçaco e do Caramulo, cujo nome deriva da natureza dos solos - os barros.
Esta região é constituída por 8 concelhos: Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.
Reconhecida como região turística por excelência, essencialmente devido aos seus famosos vinhos, esta região atrai inúmeros turistas e visitantes pela beleza dos contrastes da sua paisagem, pelas suas termas e pela qualidade e notoriedade da sua gastronomia.
Para a referida notoriedade contribui grandemente o famoso "Leitão Assado da Bairrada", prato típico da região adoptado como principal elemento da ementa de inúmeros restaurantes desta zona. Mas a cozinha bairradina apresenta outras iguarias que deliciam os visitantes: a chanfana à Bairrada, a caldeirada de Enguias (prato servido na zona lagunar da Pateira de Fermentelos), e os doces tradicionais, tais como as "barrigas de freira", os "caramujos", o "arroz doce" e outros.
Evidentemente que a esta cozinha regional, reconhecida pela sua qualidade, acresce a excelência dos vinhos oriundos da região demarcada da Bairrada, cuja genuinidade e qualidade são garantidas pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e pelo Instituto do Vinho e da Vinha.
A região da Bairrada é conhecida como berço de grandes vinhos, de características conferidas pelas condições naturais (solos argilosos e argilo-calcários e clima do tipo "Mediterrâneo - Atlântico" adequado à produção de uvas de qualidade) que desde o tempo das ocupações Árabes e Romanas, possibilitaram a actividade vitivinícola.
Atingindo o auge da sua importância no século XVII, a região mereceu do Marquês de Pombal a devastação quase completa dos seus vinhedos, para defesa dos interesses da Companhia Geral dos Agricultores dos Vinhos do Alto Douro, que ele organizou em 1759.
No reinado de D.Maria I, foi levantada a proibiçao e plantaram-se vinhas novas em grande extensão e a região voltou a desenvolver-se. Durante o século CVIII foram produzidos muitos vinhos de qualidade na região da Bairrada. A área de produção englobava, nessa altura, Anadia, Mealhada e uma parte do concelho de Cantanhede. A estas colheitas juntavam-se vinhos com origem não apenas em Coimbra, mas também em Oliveira do Bairro. A Demarcação da zona da Bairrada surge no século XIX.
Depois de criada a Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada (1887), a produção conheceu um grande desenvolvimento. Foi introduzida a produção dos métodos de fabrico de espumante com estágio em garrafa, método originário de França. Oficialmente a Região Demarcada da Bairrada é estabelecida pela portaria 709-A/79 em 1979.
José Hermano Saraiva, Itinerário Português;
ACIB, Bairrada Industrial, Pacto para o futuro