Gastronomia da Bairrada
Conhecer a gastronomia de uma terra ou região é conhecer parte fundamental da essência desse povo. A gastronomia Bairradina tem a sua origem no dia-a-dia das suas gentes, no seu trabalho e nos produtos que a natureza lhes proporciona, sempre renovada a cada estação que ciclicamente começa.
É no trabalho do campo, árduo e diário que tem origem esta gastronomia da beira-mar até á serra. A Bairrada, beneficiada por esta localização geográfica, tem uma gastronomia muito rica e variada. À beira-mar, temos uma enorme variedade de peixe fresco, que foi e continua a ser muito importante na alimentação dos Bairradinos. Ainda hoje, podemos degustar as saborosas caldeiradas, sempre reinventadas, graças ao maravilhoso e diversificado peixe que todos os dias chega nas redes dos laboriosos pescadores.
Quem já esqueceu as deliciosas enguias bem fritas, as mais pequeninas, como pitéu para entrada, ou então uma saborosa caldeirada das mesmas? Mas, do litoral, também nos chegaram todos os maravilhosos pratos e iguarias possíveis com o nosso fiel amigo – o bacalhau – que tem mil e uma maneiras de ser confeccionado. Quantos pratos fabulosos os nossos ancestrais nos deixaram? Desse tempo, chegaram até nós um bom bacalhau “à Brás”, “à Gomes de Sá”, “à Zé do Pipo”, e outros tantos maravilhosos e saborosíssimos pratos. Da casa do Bairradino mais simples, talvez menos exigente ou não tão abastado, chegou-nos um prato de eleição desta região, que normalmente se punha na mesa durante a maior parte dos 365 dias do ano.