História
Em 5/09/2012 nasceu a ideia da criação da Confraria, na Festa Gastronómica do Leitão de Águeda, onde cinco Amigos se juntaram e, desafiados pelo Joaquim Almeida, assumiram avançar com o projecto da criação de uma nova Associação Cultural que abraçasse toda a Região da Bairrada.
Em 8 /02/2014 nasceu a nova Confraria, através de escritura pública, em Águeda, testemunhada por 30 Associados, oriundos dos oito concelhos da Bairrada, nomeadamente Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.
Em 5/4/2014, a Confraria realizou em Oliveira do Bairro o seu Primeiro Grande Capitulo. Nesta cerimónia, apadrinhada pela Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão e Confraria dos Enófilos da Bairrada, foram entronizados os trinta Associados Fundadores e mais vinte Associados Efectivos, totalizando 50 Confrades. A testemunhar este importante evento estiveram presentes representantes de todos os Municípios da Bairrada, na sua maioria os respectivos Presidentes de Câmara, o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, a Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e o Presidente da Associação Rota da Bairrada.
Em 5/9/2014, a Confraria inaugurou a sua sede, instalada na antiga escola primária de Oliveira do Bairro, espaço com grande simbolismo para toda a Comunidade, que foi cedido pela Câmara Municipal.
A Confraria nasceu para congregar toda a Bairrada, sendo um dos seus propósitos recolher e divulgar a nobre tradição bairradina, honrando os seus antepassados e deixando este legado aos vindouros. A MISSÃO da Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha é preservar, promover e divulgar os rojões da Bairrada, assim como outras iguarias, genuinamente locais e tradicionais, que sejam produtos diferenciadores das demais regiões, podendo constituir uma alavanca para o desenvolvimento socioeconómico local.
Na prossecução da sua Missão a Confraria organiza anualmente eventos em todos os oito concelhos da Bairrada.