Mensagem do Mordomo-Mor


"A atual direção, empossada em 04-01-24, no cumprimento estatutário e no seguimento das orientações antecedidas, mantém o compromisso de preservar, promover e divulgar este património bairradino, designadamente nos oito concelhos que fazem parte desta região. Das várias atividades promovidas destaca-se o capítulo anual, por envolver, num único evento, a presença de dezenas de confrarias e centenas de confrades de todo o país."

A Bairrada pode orgulhar-se de ter na sua gastronomia duas iguarias ancestrais – os Rojões da Bairrada e o Vinho. Dois elementos inseparáveis, que combinam e se completam magistralmente. A Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha desde a sua fundação, em 08 de Fevereiro de 2014 tem vindo a divulgar e promover esta riqueza gastronómica tradicional, não só na Bairrada mas pelo país.

A atual direção, empossada em 04-01-24, no cumprimento estatutário e no seguimento das orientações antecedidas, mantém o compromisso de preservar, promover e divulgar este património bairradino, designadamente nos oito concelhos que fazem parte desta região. Das várias atividades promovidas destaca-se o capítulo anual, por envolver, num único evento, a presença de dezenas de confrarias e centenas de confrades de todo o país.

O VIII Capítulo realizado em Coimbra, em 25-02-2023, envolveu uma grande e exigente logística. Primeiro por se tratar duma cidade pouco enraizada na Bairrada, segundo, porque partíamos dum espaço de dois anos originado pela pandemia e terceiro, porque a direção de então, foi eleita a meio dum mandato, 11-07-2022 e só viu aprovado o seu Plano de Atividades em 25-11-2022. Mercê dum empenho profícuo das mordomias, pode dizer-se que, os nossos capítulos, têm vindo a merecer os maiores elogios daqueles que nos visitam. Arriscamos dizer que em Coimbra, foi a cereja em cima do bolo. Tanto no numero de presenças, como na logística, no magnífico dia de sol e num ambiente de grande amizade e jovialidade vividos.

Mas a ação da mordomia de então, estendeu-se por várias ações na promoção e divulgação dos rojões da Bairrada, nomeadamente em eventos gastronómicos como: 1.º Millesime - Hotel Palace da Curia, Património enogastronómico de Montalegre, Bairra - Dão – Lisboa, Oliveira a Mexer – Oliveira do Bairro, Confra-Ria – Aveiro, Festa do Leitão – Águeda, Agrovouga – Aveiro e apoio ao evento “Encontro com os Rojões”, organizado pela AHRMA.

A sede social foi, por várias vezes ponto de encontro, de convívio e cultura ao mesmo tempo de divulgação da Etnografia e Gastronomia Bairradina.

Saudações confradicas,

Victor Pinto

(Mordomo-Mor)