VIII Capítulo - Coimbra - 25 de fevereiro 2023 - Confraria dos Rojões da Bairrada



A Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, realizou o seu VIII Capítulo na cidade de Coimbra no dia 25/02/2023, completando assim o 1º ciclo de comemorações capitulares em cada sede dos oito concelhos da Região da Bairrada.

Seguindo-se no imponente Convento de São Francisco, a receção acompanhados com a atuação da Tuna Estudantina da Universidade de Coimbra, e com um serviço de pequeno almoço riquíssimo na diversidade das excelentes iguarias bairradinas, acompanhadas com os famosos vinhos e espumantes da Bairrada.

Esperava-nos o momento alto da cerimónia capitular, realizada na sala D. Afonso Henriques ( antiga Igreja do convento) com a Bênção das insígnias, e entronização dos confrades de Honra Câmara Municipal de Coimbra representada pelo Sr. Presidente Dr. José Manuel Silva, e a  Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, representada pelo Sr. Diretor Eng. Adriano Aires, seguindo-se a entronização dos confrades efetivos, senhores Carlos Canas, Manuel Pereirinha e Pedro Gomes, fazendo-se ouvir durante a cerimónia o grupo de fados de Coimbra “Canto da Noite”.

Encerrada a cerimónia, foi tirada a foto de família com todas as confrarias, seguindo-se o desfile em direção ao Hotel Quinta das Lágrimas, sendo acompanhado pelo grupo de bombos ” Bate Forte” de Vilarinho do Bairro.

Chegados à Quinta das Lágrimas onde nos aguardava uma requintada sala preparada para acolher 210 confrades e amigos, com uma ementa riquíssima, onde não faltaram os nossos Rojões da Bairrada, e muitas iguarias regionais,

Para enceramento já pela tarde fora, foram distribuídos as lembranças a todas as 38 confrarias presentes, e com o nosso agradecimento muito reconhecido, e votos de bom regresso às suas terras.

 

Antonino Viegas Gomes

(Mordomo-Mor)