Apresentação da "Bôla de Rojões da Bairrada" na Mealhada - Confraria dos Rojões da Bairrada



A Confraria dos Rojões da Bairrada, com Grelo e Batata à Racha, em parceria com a Padaria/Pastelaria Docealhada da Mealhada, apresentaram no passado dia 28 de Janeiro a “Bôla de Rojões da Bairrada”, no Espaço Inovação – Mealhada, tendo contado com a presença de varias individualidades, entre as quais, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, a Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, Luís Lavrador, chef da selecção nacional, e muitos Confrades e clientes da Padaria.

O confrade Joaquim Almeida abriu a sessão cumprimentando todos os presentes e agradecendo a presença do Vice-Presidente, a Vereadora da Câmara Municipal da Mealhada e da Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

De seguida tomou a palavra o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, que deu as boas vindas aos presentes, no Espaço Inovação, propriedade da Câmara Municipal da Mealhada; enalteceu a Confraria pelo seu movimento confrádico e por ter desenvolvido um novo produto que irá enriquecer a gastronomia bairradina e elogiou a Docealhada por ter recentemente conquistado a medalha de ouro para o bolo-rei na IV edição do concurso “o melhor bolo-rei de Portugal”, tendo ainda conseguido ganhar uma medalha de prata na categoria do bolo rainha e uma medalha de bronze na categoria de bolo-rei escangalhado.

De seguida tomou a palavra o Mordomo-Mor da Confraria dos Rojões da Bairrada, Miguel Roque Bouça, que depois de agradecer a presença de todos, referiu que a Docealhada foi a segunda pastelaria/padaria com quem a confraria estabeleceu o seu protocolo de parceria para a confecção e comercialização da “Bôla de Rojões da Bairrada”. Relembrou que a bôla teve a sua génese numa iniciativa da Mordoma Ivone Almeida, tendo sido lançado o desafio ao Chef João Moreira para aprimorar o produto e assim nasceu a “Bôla de Rojões da Bairrada”.

O Sr. Luis Moutinho, dono da Docealhada, agradeceu a presença de todos e referiu que a confecção da bola irá constituir um desafio, mas será certamente um produto que irá valorizar ainda mais o conjunto de produtos confeccionados pela sua padaria/pastelaria.

O Chef João Moreira, que coordenou o desenvolvimento da iguaria, interveio de seguida, dando a conhecer aos presentes, o aprimoramento da receita e desvendando a mistura dos três cereais, que combinam harmoniosamente com os Rojões, apelando sempre à qualidade.

Olga Cavaleiro elevou bem alto o trabalho levado a cabo pelas Confrarias e elogiou a dinâmica da Confraria dos Rojões da Bairrada.

A seguir às intervenções foi degustada a bola acompanhada por um excelente néctar da Bairrada. A opinião de todos os presentes foi unânime ao considerar a “ Bôla de Rojões da Bairrada” um produto de excelência.

A Docealhada foi a segunda Padaria/Pastelaria a estabelecer o protocolo de parceria e comercialização da “Bôla de Rojões da Bairrada”, tendo sido a primeira a Padaria/Pastelaria Virgem Maria, situada em Oiã. Um dos objectivos da Confraria é formalizar protocolo com, pelo menos, uma padaria de cada um dos concelhos da Bairrada – Aveiro, Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Mealhada, Cantanhede, Vagos e Coimbra, pelo que os interessados podem contactar a Confraria através do seu email confraria.rojoes.bairrada@gmail.com.

Com mais esta acção a Confraria consolida a sua Missão de preservar, promover e divulgar os rojões da Bairrada, assim como outras iguarias, genuinamente locais e tradicionais, que sejam produtos diferenciadores das demais regiões, podendo constituir uma alavanca para o desenvolvimento socioeconómico local.