Assembleia Geral Ordinária - Relatório de Actividades e Contas de 2017 - Confraria dos Rojões da Bairrada

No dia 19 de Abril a Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, reuniu em Assembleia Geral Ordinária, no restaurante Barracão, em Vagos. A Assembleia teve como principal objetivo analisar, discutir e votar o Relatório de Actividades e Contas de 2017 e de entronizar a nova confreira Dora Catarino do concelho de Coimbra.

Como é hábito, antes da assembleia Geral, os confrades saborearam de uma deliciosa refeição de rojões da Bairrada acompanhados com grelo e batata à racha.

Após o jantar, iniciou-se a Assembleia Geral, em que o Presidente da Assembleia, João Pedro Mateus, começou por dar uma palavra de apreço pelo Vice-Presidente Mordomo Sucena, que passa por um momento de fragilidade, salientando que é um grande confrade, que se tem dedicado muito à confraria, concluindo por pedir uma salva de palmas para esta grande figura.

De seguida, passou-se à leitura da ata que se fez relativamente à parte posterior à tomada de posse dos atuais órgãos sociais, realizada na anterior reuniãno dia 9 de Janeiro de 2018. Após a aprovação, procedeu-se à apresentação, análise e discussão do Relatório de Actividades e Contas de 2017, em que o Mordomo-Mor João Moreira vez um resumo das actividades de 2017 da Confraria, destacando a realização do IV Capítulo, em Cantanhede, apresentação da Bôla dos Rojões da Bairrada na Mealhada e sua comercialização pela Docealhada, Dia Nacional da Gastronomia, que decorreu em Lisboa e a Feira da Vinha e do Vinho em Anadia em que a Confraria foi entrevistada pela RTP1. De seguida, o Vice-Presidente Tesoureiro, Agostinho Gomes, fez um resumo das contas de 2017. Antes da votação, o Presidente da Assembleia colocou o assunto do ponto de discussão, tomando a palavra o confrade Miguel Roque Bouça, que realçou o grande capítulo em Cantanhede e do envolvimento e confraternização da confraria. Por fim, expressou uma palavra especial ao confrade José Carlos Coelho, pois não pôde estar presente na assembleia, por motivos de saúde, e deu uma palavra de força e motivação ao Mordomo-mor, João Moreira. No fim, passou-se a votação do Relatório de Atividades e Contas, tenso sido este aprovado por unanimidade e com aclamação.

Posteriormente, passou-se ao momento de entronização da confreira Dora Cristina Garrucho Caetano, que por motivos pessoais não pôde ser entronizada no V Capitulo, em Vagos. No fim da entronização, a Confrade Dora Caetano agradeceu o convite endereçado pelo Mordomo-Mor João Moreira e referiu estar disponível para colaborar com a Confraria. Por sua vez, Mordomo-Mor João Moreira salientou que a confreira Dora vai ser elemento de mais valia para a confraria, uma vez que que a nível profissional está ligada ao sector da hotelaria e restauração.

Por fim, Mordomo-Mor João Moreira tomou a palavra e realçou gastronomia regional da Bairrada como fator de união territorial e sentimental, apontando os vinhos, os espumantes, os rojões, o leitão, a chanfana, as caldeiradas de peixe e a doçaria como produtos e ementas que se associam à nossa região, de que também faz parte, oficialmente certificada e registada, a bôla de rojões que assumida na Confraria. E é tão marcante a influência da nossa gastronomia que, designadamente, as escolas profissionais de hotelaria dos oito concelhos a incluem nos seus programas curriculares. No fim o Mordomo-Mor, elogiou o trabalho da mordomia e endereçou um especial agradecimento ao Mordomo Sucena e à Confreira de Honra Fátima Rito e ao Confrade Vitor Pinto pela sua disponibilidade. Por fim, enalteceu o trabalho realizado para o V Capítulo, em Vagos e agradeceu o especial envolvimento dos confrades desse mesmo concelho.

A Assembleia terminou com o Hino da Confraria.