Dia Nacional da Gastronomia - celebração dos sabores tradicionais - Confraria dos Rojões da Bairrada



A Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha participou nas celebrações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que decorreram no fim de semana de 26 a 27 de Maio de 2018. A terceira edição desta iniciativa teve como slogan “Venha Provar Portugal” e o palco escolhido para a comemoração foi o Cais de Gaia

O evento juntou cerca de 60 expositores representados pelas confrarias gastronómicas portuguesas, produtores associados ao clube de produtores do Continente e de empresas de vinhos do Douro e do Porto. Este evento foi conjuntamente organizado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela AGAVI – Associação para a promoção da Gastronomia e Vinhos.

O expositor da confraria tinha os seus rojões da Bairrada e a Bôla de rojões da Bairrada, que fizeram um arrebatador sucesso no evento, junto dos visitantes, especialmente para os imensos turistas que por lá passaram para conhecer os sabores tradicionais portugueses. Para além da degustação, os membros da confraria responderam a várias questões de curiosos, como por exemplo acerca da confeção dos rojões da Bairrada, suscitando, desde logo, inúmeras reações de espanto pela simplicidade da confeção desta iguaria, tão saborosa.

No decorrer das celebrações, a confraria participou numa sessão showcooking, na qual o Mordomo-Mor João Moreira e a Confrade Fátima Soares deram uma lição de gastronomia acerca da confecção dos rojões da Bairrada e da Bôla dos rojões da Bairrada.

O momento auge do evento foi assinalado com a cerimónia de entronização e de atribuição das insígnias OPTIMUS CONVIVA pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, sendo distinguidos com esta elevação o Sr. Secretário de Estado da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Miguel João de Freitas; Câmara Municipal de Gaia; Sr. Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Dr. Manuel Cabral e a entidade CP.

Foi um fim de semana de grande enriquecimento cultural e gastronómico em que se divulgou e promoveu o que de melhor se come e se bebe em Portugal.

É de salientar o papel das confrarias gastronómicas na preservação dos sabores tradicionais portugueses e na sua promoção.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa foi aprovado pela Assembleia da República em Junho de 2015 e instituído no último domingo de Maio de cada ano. Desde então, as celebrações oficiais decorrem no último fim-de-semana de Maio, elevando a importância da gastronomia nacional.