Inauguração da Cozinha da Confraria dos Rojões da Bairrada - Confraria dos Rojões da Bairrada



Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha inaugurou, no dia 3 de Novembro, a sua cozinha, situada na antiga Escola Primária de Oliveira do Bairro.

A inauguração foi celebrada com um jantar, cuja ementa, como é habitual, foi rojões da bairrada com grelos e batatas à racha. No jantar, que teve lugar na renovada cozinha, estiveram presentes cerca de meia centena de confrades, o Presidente da Câmara e o Presidente da Junta de Oliveira do Bairro.

A renovação da cozinha foi um projeto de longa duração, que teve início no ano de 2014 pela Mordomia presidida por Miguel Roque Bouça e foi finalizado pela Mordomia presidida atualmente por José Carlos Coelho.

O Mordomo-Mor José Carlos Coelho referiu que a antiga Escola Primária de Oliveira do Bairro é um edifício emblemático na cidade, por onde passaram milhares de oliveirenses e que por isso deveria ser mais dignificado. Salientou que as associações têm por isso, um papel importante na valorização desta antiga escola, mas que o papel da Câmara e da Junta eram imprescindíveis na preservação deste património. Mencionou também, que os rojões da Bairrada, sendo uma tradição, devem ser uma marca de Oliveira do Bairro. Por fim, agradeceu a todos os envolvidos que contribuíram materialmente e imaterialmente na restauração da cozinha, espaço este que antes de a confraria existir estava abandonado e vandalizado.

De seguida, o Juiz da Assembleia Geral, Joaquim Almeida, mencionou o papel importante que os autarcas têm na manutenção do edifício da antiga escola. A execução de algumas obras de melhoramento de alguns espaços é imprescindível para a sua dignificação, enquanto edifício emblemático da cidade.

O Presidente da Junta de Oliveira do Bairro, Simão Vela, elogiou o trabalho da confraria e o seu dinamismo. Referiu que dentro do seu alcance iria contribuir para a conservação da antiga Escola e espaços envolventes.

Posteriormente tomou palavra o Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, que elogiou a iniciativa da confraria e partilhou com os presentes que os rojões, enquanto iguaria, fazem parte da sua memória de infância. Por fim, referiu que estava sensibilizado para a necessidade de defender e conservar o património edificado em Oliveira do Bairro, sendo a Escola Primária, uma referência.

A Confraria dos Rojões da Bairrada é uma associação cultural que tem como objectivo preservar, promover e divulgar os rojões da Bairrada, assim como outras iguarias, genuinamente locais e tradicionais, que sejam produtos diferenciadores das demais regiões, podendo constituir uma alavanca para o desenvolvimento socioeconómico local.

A Missão da Confraria vai muito para além do seu principal objecto, promovendo a solidariedade, assim como também assume o propósito de, através da sua actividade, contribuir para a dignificação do edifício, onde está instalada a sua sede, que constitui um património inestimável para todos os oliveirenses.