V Capítulo Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha realizou-se em Vagos (03.03.2018) - Confraria dos Rojões da Bairrada



No dia 3 de Março a Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha realizou a sua Quinta Grande Cerimónia Capitular em Vagos, juntando 47 Confrarias e cerca de 260 pessoas.

O principal objectivo da realização do Capitulo é mostrar e sensibilizar os convidados, oriundos de varias partes do País e do estrangeiro, para as nossas marcas culturais e identitárias, que fazem a distinção da nossa Região, das demais regiões do País e do Mundo. Como também, entronizar novos confrades para pertencerem a este movimento confrádico e promoverem a gastronomia Bairradina, especialmente os rojões da Bairrada. A Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, está ligada a um conceito de território que ostenta uma identidade secular, sentida pelas nossas comunidades desde tempos imemoriais. Alguns  sinais  que evidenciam essa identidade, encontram-se na área específica desta nossa Instituição, a começar pelos Rojões que confeciona, como uma das imagens de marca destas nossas terras, que são os concelhos que constituem a Bairrada. A Confraria é uma associação Cultural, visando preservar, promover e divulgar os genuínos rojões da Bairrada e toda a gastronomia e cultura gastronómica desta região, alicerçando a sua dinâmica nos valores da Confraternização, Amizade, Solidariedade e Rigor.

Assim, o encontro começou, pelas 9h, com a receção dos convidados no edifício do Centro de Educação e Recreio. O momento da receção decorreu num ambiente de grande confraternização e de animação com os gaiteiros “ Os Côdeas do Diabo”, em que os convidados saborearam um lauto pequeno almoço composto por rojões das tripas, a chouriça, a farinheira, a morcela, os carapauzinhos, as petingas da Praia da Vagueira, as papas de abóbora, Bôla de Rojões e entre muitas outras iguarias genuínas da nossa região.

A meio da manhã, no Salão Nobre, completamente lotado, houve uma cerimónia de boas vindas, com as intervenções: Presidente da Assembleia da confraria, João Pedro Mateus, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Dra. Olga Cavaleiro e do Presidente do Município, Dr. Silvério Regalado. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer melhor o concelho de Vagos através do vídeo Institucional deste concelho, como também foi visualizado o vídeo promocional da confraria. De seguida, estaria previsto o desfile, mas pelas condições meteorológicas, não se concretizou, tendo os confrades prosseguido para a Cerimónia de entronização emblemática Igreja Matriz de Vagos, templo este dedicado ao apóstolo São Tiago, em que o arco da Capela do Evangelho foi construído no século XVII, tendo se dado a grande reforma ao edifício na segunda metade do século XVIII. Na entrada da igreja, os convidados foram surpreendidos pelo momento musical de alto nível da Banda Filarmónica Vaguense. Depois prosseguiu-se a celebração da Palavra pelo Padre Ivanil, acompanhado pelo Padre Nunes Queiroz. Durante a Cerimónia, decorreu um momento cultural com dois jovens, o Organista Leonardo Moço, acompanhado com a voz da jovem Ana Beatriz Andrade.

Seguiu-se o grande momento do evento, a entronização dos 13 novos Associados em Confrades Efectivos, nomeadamente Lília Cêrca (Anadia), Marla Hernandez (Oliveira do Bairro), Arménio Cêrca (Anadia), Armindo Fernandes (Vagos), Artur Correia (Vagos), Carlos Rito (Oliveira do Bairro), César Ferreira (Vagos), Duarte Novo (Oliveira do Bairro), Fernando Portela (Águeda), Franklin Cardoso (Vagos),José Condeixa (Vagos), Marco Neves (Albergaria-a- Velha) e Ricardo Braga (Oliveira do Bairro); e também dois 2 Confrades de Honra: o Município de Vagos, representado pelo seu Presidente da Câmara, Dr. Silvério Regalado e a Escola Profissional de Aveiro, representado pelo Administrador, Dr. Jorge Castro, que interveio com caloroso agradecimento face ao envolvimento, colaboração e
parcerias criadas com a confraria e Escola, ao longo dos vários capítulos realizados nos concelhos da Bairrada.
Após o momento da entronização, segui-o se a gloriosa atuação do Guitarrista e novo confrade Armindo Fernandes, amado por Vagos e por todos e que carrega consigo uma grande história curricular ao longo da sua vida social e profissional, acompanhou grandes figuras do Fado, como Amália Rodrigues e promoveu o fado pelos cinco continentes.
De seguida, houve a intervenção do Presidente Mordomo-mor da Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, João Moreira, agradeceu efusivamente a presença de todos representantes das 47 confrarias presentes, destacando as confrarias madrinhas, afilhada e todas as confrarias sediadas no concelho de Vagos, agradeceu ainda a colaboração das empresas e instituições de Vagos, com principal destaque para a sua Câmara Municipal,
Centro Cultural e Recreio, Banda Filarmonia de Vagos.

A encerrar, com chave de ouro, foi cantado o Hino da Confraria, em que foram chamados para a frente os confrades Victor Pinto, José Carlos Coelho e o mordomo Agostinho Gomes, e com todos os confrades foi cantado o Hino da confraria, um momento de muita união e alegria.

Seguiu-se, pelas 13h30, o almoço, com os tradicionais rojões da Bairrada com grelos e batata à racha, acompanhado com os excelentes vinhos da Bairrada, encerrando com algumas das sobremesas tradicionais da Região, como a aletria e o arroz doce, acompanhados do espumante da Bairrada.

Com esta grande confraternização e demonstração de saberes e sabores, ficou provado que, embora os gostos variem de região para região, não há uma culinária melhor do que a outra. Toda ela é apreciada quando tradição, rigor e honestidade, são respeitados.
Desta forma, os nossos empresários da Restauração e Hotelaria devem estar orgulhosos de saber que podem colocar nos seus cardápios mais uma oferta que, bem confecionada, terá, certamente, a aprovação dos clientes, os genuínos Rojões da Bairrada.